Clinical Results of Pulsed Signal Therapy on Patellofemoral Syndrome With Patellar Chondropathy
Riccardo Gobbi, Adriana Pastore e Silva, Marco Kawamura Demange, José Ricardo Pécora, João Espregueira-Mendes, Gilberto Luis Camanho
Em que consistiu o estudo?
Estudo prospectivo duplo-cego placebo randomizado controlado que avaliou os efeitos da terapia electromagnética pulsátil – Pulsed Signal Therapy (PST) – em pacientes com síndrome dolorosa da articulação patelofemoral associada a condropatia patelar. O estudo incluiu 25 pacientes (41 joelhos) com idades compreendidas entre os 20 e 50 anos que foram randomizados para o grupo PST e para o grupo de controlo, tendo sido seguidos por 12 meses. O grupo PST recebeu nove sessões de tratamento de 60 min com PST. O grupo de controlo recebeu o tratamento placebo (cego) com o mesmo protocolo. Após 3 meses de tratamento, caso a eficácia do PST fosse comprovada, os pacientes no grupo de controlo também receberiam tratamento efetivo (placebo pós-tratamento).
E a que resultados se chegou?
- Ao terceiro mês, o grupo PST exibiu uma mudança média 9,63 pontos na escala Kujala em comparação com 0,53 no grupo placebo (P<0,001).
- Uma melhora progressiva significativa foi observada no grupo PST entre o 3º e 6º mês e entre o 6º e o 12º mês (P<0,016).
O que ficamos a saber com este trabalho?
- A terapia com PST em pacientes com síndrome de dor patelofemoral associada a condropatia patelar foi eficaz em comparação com placebo aos 3 meses, mostrando uma melhora significativa na escala Kujala. O efeito benéfico foi progressivo e mantido até aos 12 meses.
- O PST é seguro, eficaz e deve ser considerado como uma opção não invasiva para o tratamento da síndrome da dor patelofemoral associada a condropatia patelar.
Como posso aprofundar o conhecimento sobre a dor fémuro-patelar?
A Academia Clínica do Dragão coloca ao seu dispor vários cursos relacionados com a avaliação, prevenção e tratamento da patologia do joelho.
Estes cursos são lecionados com base nas últimas evidências ciêntificas e comprovadas pela vasta experiência da Clínica do Dragão – Espregueira-Mendes Sports Centre – FIFA Medical Centre of Excellence.
Poderá consultar este artigo publicado no Bio Electro Magnetics Journal através do seguinte link: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/bem.22172
Gostou do nosso artigo?
Partilhe e deixe o seu comentário! Aqui na Academia Clínica do Dragão adoramos partilhar conhecimento!